Você conhece os cinco elementos na natureza para a medicina Ayurveda?

A Ayurveda é uma técnica milenar de origem indiana que tem como objetivo melhorar a saúde dos seres humanos e alcançar o equilíbrio.

Hoje vamos conhecer seus cinco principais elementos ligados a natureza.

​1º) Éter: O Éter corresponde ao espaço e permite a existência de tudo, possibilitando a comunicação entre uma parte e outra do corpo humano, podendo ser representado por exemplo pelos espaços abdominais e intracelulares existentes.

​2º) Ar: O ar é gasoso e tem qualidades aéreas, podendo ser leve, límpido, seco e as vezes dispersante. O ar é o responsável por todo o movimento e mudança, estando presente nos pulmões e no abdômen como também em qualquer outro movimento no corpo humano.

​3º) ​Fogo: Tem a qualidade da luz e do calor, sendo seco e sem movimento ascendente.

O fogo é o responsável tanto pela percepção como também por todas as transformações no corpo.

Está envolvido diretamente com a temperatura do cor do corpo, com o brilho no rosto e cabelo como também com a luz nos olhos.

​4º) ​Água: Ela é considerada como um tipo de liquidez ou movimento fluente, mantendo tudo harmônico e unido na vida de um ser humano apesar de não ter uma forma própria.

A água está presente em todos os fluidos em que o corpo está presente, como por exemplo no sangue, na urina, nas fezes, saliva e muco.

​5º) ​Terra: É matéria, solidez e estabilidade, sendo pesada e dura, gerando forma e substância para o corpo, fazendo parte da estrutura física do corpo, estando presente nos órgãos, músculos, pés e tendões.

Além disso, existem os Doshas que são considerados como a caracterização do perfil biológico de cada indivíduo, de acordo com a Ayurveda.

Existem três doshas que são os responsáveis por coordenar a energia móvel também conhecida como energia vital, cada um deles apresenta várias características.

Os ​​Doshas existentes são:

* Vata

* Pitta

* Kapha

Para saber mais sobre eles, veja o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *